terça-feira, 20 de maio de 2008

POBREZA

Estou assustada. E envergonhada. Ouvi esta manhã, na rádio, que quase 1/4 das crianças portuguesas passa fome. E o mesmo para os adultos... Ainda por cima, essas crianças são mal amadas, maltratadas e desprezadas, tanto na escola como em casa.

Estes níveis de pobreza já não são apenas alarmantes, são assustadores e que fazemos nós? O que se passa? Onde está a nossa consciência social e humana? Mandamos umas bocas moralistas, culpamos o Governo e as instituições, sacudimos a responsabilidade, qual molha de verão, para outros, sob a cobertura de organismos de solidariedade ou caridade, achando que já fazemos muito se doarmos uns tostões dos nossos magros orçamentos...


CHEGA!!! Basta de fechar os olhos ou desviar a atenção, de uma vez por todas, impõe-se que se processe uma alteração de comportamentos e mentalidade social. Isto não é um problema dos outros, esta é a dimensão da nossa Humanidade que está em causa! Enquanto sociedade, não podemos aceitar ou compactuar com estas situações. E também já não basta o sacrifício ou abnegação de alguns, poucos, solitários nesta demanda. Já só é possível mudar isto através de uma profunda alteração colectiva global.

A sociedade que construímos, os valores que implementámos, estão podres, falidos, procurar preservá-los e justificar-nos à sua sombra já não é mais do que chafurdar num monte de lama cada vez mais profundo.

Buscam-se novos valores, novas formas de estar e viver em sociedade, e é urgente que o façamos a tempo de salvar estas crianças e o nosso futuro. Todos juntos.

Sem comentários: